RSS

TPC de 12 de março

12 Mar

Imagina que és um rico senador romano e descreve o teu dia a dia na cidade.Consulta, se necessário, as páginas 90 e 91 do manual, a apresentação usada na aula ou este artigo da Infopédia.

O trabalho deverá ter entre 250 e 400 palavras (20 a 30 linhas) e deverá ser enviado por email ou como comentário a esta mensagem até ao final do dia 17 de março.

 
8 Comentários

Publicado por em 12 de Março de 2012 em Atividades

 

8 responses to “TPC de 12 de março

  1. bruno pedro

    15 de Março de 2012 at 15:20

    os senadores passavam o dia a tratar de leis, e a tratar dos assuntos relacionados com o império
    os cavaleiros passavam o dia a treinar e a lutar

     
  2. Eduardo

    17 de Março de 2012 at 13:31

    Primeiro levanta-me ao nascer do dia para aproveitar a luz do sol, depois lavava a cara, calçava as minhas sandálias ou socos de madeira não perdendo tempo a vestir-me porque dormia com a roupa do dia-a-dia. De seguida, tomava uma primeira refeição que consistia em pão, queijo e água. Depois aproveitava a manhã para receber no meu domus os meus clientes a quem oferecia, normalmente, um cesto de comida. Também tratava dos meus negócios e assuntos particulares como ir visitar as minhas propriedades, escrever cartas e averiguar as contas e me encontraria numa sessão do Senado. Também apreciava passear no fórum para conhecer as últimas novidades, discutir assuntos políticos e conviver com os amigos.
    Por volta do meio-dia, eu tomava a minha segunda refeição, era ligeira, compondo-se normalmente de carne fria, fruta, legumes e vinho. Regressava então ao trabalho, parando habitualmente a meio da tarde, para me entregar ao prazer dos banhos. Eu tenho banhos privados mas gostava de frequentar as termas, onde posso tomar o meu banho em piscinas de água quente, morna ou fria, podendo igualmente fazer exercício físico no ginásio, desfrutar de massagens e de variadas diversões, como jogos de dados, bolas e damas, entregar-me à leitura na biblioteca ou, simplesmente, conversar com os amigos.
    Depois o dia terminava com a refeição principal, a ceia. Eu gostava de convidar os meus amigos ou clientes para grandes banquetes. Comia vários pratos, sendo um dos predilectos as tetas de porca recheadas, servidos por escravos em travessas comuns, de onde cada conviva retirava a comida usando uma colher ou os próprios dedos. Depois do manjar vinham as distracções, tais como músicos, bailarinas ou recital de poesia. E esse é o meu dia-a-dia como senador.

     
  3. Tiago Martins

    17 de Março de 2012 at 13:57

    O senador levanta-se ao nascer do dia, e tomava a primeira refeição,de manhã recebia os seus clientes na sua casa.
    Ao meio dia tomava a segunda refeição, e à tarde ía às termas.
    Ao final do dia tomava a ceia, que era a refeição principal.
    Depois íam-se deitar mais cedo, porque no dia a seguir tinham que ir trabalhar.

     
  4. Catarina Sardo

    17 de Março de 2012 at 17:58

    Eu sou um rico senador que pela manhã lavo a minha cara, calço as sandálias e não preciso de me vestir porque durmo com a minha roupa diária. A seguir tomo a minha primeira refeição, de pão queijo e água. Finalmente, eu recebo na minha casa os meus clientes, a quem ofereço dinheiro ou comida. Depois de tratar dos clientes, trato dos meus negócios e dos assuntos privados, como trabalhar numa sessão do senado. No final da manhã, normalmente, vou conviver e passear no fórum conhecendo novas novidades e discutindo política.
    Por volta do meio-dia, tomo a segunda refeição, de carne fria, fruta, legumes e vinho. Depois da refeição trabalho mais um pouco e a seguir vou para o meu banho privado, ou então vou para as termas com aquela água quente e relaxante, onde também posso fazer exercício físico, desfrutar das massagens e diversos jogos: dados, bolas e damas, também posso estar com amigos ou ler.
    E finalmente a última refeição e a principal do dia a ceia, neste momento do dia gosto de convidar amigos e os meus clientes para banquetes. Nos banquetes sirvo uma grande variedade de pratos. Eu admito que adoro banquetes especialmente quando sou eu a fazer, porque assim fico mais famoso e votam em mim. Depois da refeição vou dormir.
    E é assim que penso que seria a minha vida de um só dia num corpo de senador rico escrito em palavras.

     
  5. margarida

    17 de Março de 2012 at 22:29

    Ola eu sou uma senadora e vou dar a conhecer as partes mais importantes do meu dia a dia.
    Chamo-me Margarida Santos vivo em Roma e costumo ir assistir a varios espetaculos no coliseu.
    Tenho 5 escravos.
    3 deles a algum tempo que andam a tentar ganhar dinheiro para comprarem a sua liberdade mas primeiro que o consigam ainda vai demorar algum tempo.
    De manha levantome um poco cedo tomo o pequeno almoço na minha domus que e composto por pao,queijo, fruta e leite.
    De seguida vou as termas juntamente com as outras senadoras enquanto o meu marido conversa no forum com os outros senadores.
    Por volta do meio dia vamos para a domus onde almoçamos o almoço feito pelos escravos que durante toda a manha arrumam a casa e e tratam do jardim e das hortas.
    No verao custumamos fazer uma cesta mas como estamos no inverno os senadores foram para as termas enquanto eu e as outras senadoras ficamos no forum a conversar.
    Por volta das oito da noite o meu marido janta deitado enquanto eu janto com os outros criados.
    A noite quando ha espetaculos vamos ao coliseu ver circo.
    Mas quando nao ha ficamos na domus e depois vamos dormir.
    Eu pessoalmente adoro ir ao coliseu ver circo.
    Ha ja me esquecia de falar da minha villa no norte de Italia onde costumo ir passar as mihas ferias.
    Espero que tenham gostado de conhecer um pouco de um dia a dia de um senador e de uma senadora.
    Espero que tenham gostado.

     
  6. Hugo

    18 de Março de 2012 at 16:26

    T.p.c
    Um senador acorda vai para as termas almoça trata dos seus negócios janta e depois ceia.

     
  7. Hugo

    18 de Março de 2012 at 16:31

    desculpe nao li aparte das 20 30 linhas…

     
  8. Sandra Soares

    18 de Março de 2012 at 21:13

    Um senador acordava cedo, tomava o pequeno-almoço, que se baseava em pão, leite e água, ia resolver os seus problemas políticos, almoçava, à tarde ia às termas, tomava a sua ceia e ia dormir. Sandra Soares nº 26 7º 1ª

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: